HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO


A Universidade Federal do Ceará (UFC) foi criada em 25 de junho de 1955, pela Lei Nº. 2.373, de 16 de dezembro de 1954, constituída, no início, pela Escola de Agronomia e pelas faculdades de Direito, Medicina, Farmácia e Odontologia. Atualmente, a instituição possui seis campi, a saber: Campus do Benfica, Campus do Pici e Campus do Porangabussu (no município de Fortaleza), campus  de Sobral, do Campus do Cariri e Campus de Quixadá.
A missão da Universidade Federal do Ceará é formar profissionais da mais alta qualificação, gerar e difundir conhecimentos, preservar e divulgar os valores artísticos e culturais, constituindo-se em instituição estratégica para o desenvolvimento do Ceará, do Nordeste e do Brasil. A visão consiste em consolidar-se como instituição de referência no ensino de graduação e pós-graduação (stricto e lato sensu), de preservação, geração e produção de ciência e tecnologia, e de integração com o meio, como forma de contribuir para a superação das desigualdades sociais e econômicas, por meio da promoção do desenvolvimento sustentável do Ceará. Como objetivos da instituição pode-se citar: ampliar e consolidar a pós-graduação (stricto e lato-sensu); integrar as atividades de pós-graduação e graduação; desenvolver novas tecnologias no processo ensino/aprendizagem, dentre outros objetivos.
O curso de Secretariado Executivo da Universidade Federal do Ceará (UFC) iniciou suas atividades em 1º de agosto em 1995, por meio da Resolução Nº 03 de 02 de março de 1995, emitida pelo Conselho Universitário da Universidade Federal do Ceará – CONSUNI e publicada no Diário Oficial da União na mesma data. Foi reconhecido por portaria do Ministério da Educação (MEC) de Nº 2749, de 12 de dezembro de 2001. Em 2008, obteve conceito B no Ministério da Educação (MEC) e nota máxima no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE).  Sua missão é formar profissionais éticos e capacitados para a atuação nos mais diversos segmentos organizacionais, prestando assessoria gerencial às instituições, mantendo visão holística, promovendo sinergia, compreendendo e disseminando informações. Tem como objetivo proporcionar aos egressos um ensino de qualidade, capacitando-os para o exercício pleno das funções de assessoria nas mais diversas organizações, enfatizando o desenvolvimento de habilidades e competências inerentes à prática profissional, potencializando seu desenvolvimento pessoal e compreendo os fenômenos do universo empresarial.
A evolução da profissão de secretariado ocorreu concomitantemente às transformações sociais nas suas diversas esferas, decorrentes do aprofundamento da globalização, da rápida disseminação de informações e do desenvolvimento tecnológico. O Curso de Especialização em Assessoria Executiva e Gestão Pública e Privada tem o intuito de atender a demanda por qualificação na área secretarial e afins, bem como contribuir para o desenvolvimento do curso de graduação em Secretariado Executivo da Universidade.
Fonte: www.ufc.br